Notícia - Orçamento 2012 disponível em formato aberto

Data da Notícia: 03/10/2012


Para atender ao que determina a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio da Secretaria de Orçamento Federal (SOF/MP), em um projeto pioneiro, disponibilizou no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), o Orçamento Federal de 2012 em formato aberto, no padrão RDF (Resource Description Framework).


A intenção de disponibilizar o orçamento federal de 2012 em RDF é dar maior transparência e acesso para que qualquer cidadão com conhecimentos em informática ou organização interessados em conhecer melhor os dados do orçamento federal possam realizar pesquisas e análises de forma veloz e eficiente. Segundo o secretário-adjunto de orçamento federal, Eliomar Rios, “este novo formato de arquivo é uma importante ferramenta que possibilitará a sociedade utilizar mecanismos para lidar com o grande volume do orçamento e extrair dele as informações de seu interesse de modo automatizada”.

A título de exemplo, o Orçamento da União para o exercício de 2012 possui um volume de 2.645 páginas em formato textual, em PDF. Embora de legibilidade adequada ao ser humano, o grande volume representado por este número de páginas torna o seu manuseio extremamente trabalhoso. De posse de um arquivo no formato RDF com este conteúdo, um cidadão com conhecimentos técnicos em informática poderá desenvolver softwares capazes de realizar as análises que desejar, inclusive com cruzamento de dados, de forma veloz e eficiente.

No portal do SIOP (www.siop.planejamento.gov.br/siop) estão disponíveis o Manual de Referência 2012, a Carta de Serviços e o orçamento 2012 em formato RDF.

RDF

O RDF (Resource Description Framework) é um formato de arquivo de dados abertos desenvolvidos pela W3C, consórcio internacional formado para definir os padrões mundiais de internet.

Fonte: Secretaria de Orçamento Federal