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Texto para Discussão
Título: TD 03.2015 - Expansão Cíclica da Economia Brasileira: um resgate da abordagem de demanda derivada de Wallich
Autor: Luis Guilherme de Oliveira
Data: 27/04/2015
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Resumo:
Objetivo deste trabalho apresentar uma ampliação do conceito de demanda derivada elaborado pelo Henry Wallach (1958). A premissa básica é que o Estado, em países periféricos, possui um papel importante ao internalizar as inovações desenvolvidas nos países centrais. A partir deste conceito o trabalho busca ir além da idéia do Estado viabilizador de demanda de inovações schumpeterianas para um Estado ofertante, de uma série de bens e serviços, dentro de uma lógica em que o Estado pode ser também inovador na sua oferta, passando ele, Estado, a fazer o papel do empresário inovador schumpeteriano. Para isso, busca-se analisar, rapidamente, o caso brasileiro de expansão e retração econômica ao longo dos último 100 anos.
Versão final do texto publicado na Revista RP3 n 1 – 2015
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Título: TD 02.2015 - Governança de Recursos de Propriedade Comum: uma aproximação preliminar entre Vincent e Elinor Ostrom
Autor: Mauro Guilherme Maidana Capelari; Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo; Paulo Carlos Du Pin Calmon
Data: 24/02/2015
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Resumo:
A proposta é identificar e apresentar elementos conceituais elaborados por Vincent Ostrom e que na atualidade são essenciais para a compreensão do IAD Framework, este entendido como principal modelo da Escola de Indiana para entender a governança de recursos de propriedade comum. Partiremos do pressuposto que a Escola de Indiana é o centro de maior referência em estudos sobre governança de recursos de propriedade comum e que seu maior representante é Elinor Ostrom, a esposa de Vincent. O que pretendemos é ressaltar a importância de Vincent nos trabalhos da Escola de Indiana e, portanto, na conquista do prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, no ano de 2009, por Elinor Ostrom. Para tanto, o artigo focou em dois pontos: (1) na apresentação do IAD Framework; e (2) no destaque de três pontos que demonstram a influência conceitual de Vincent Ostrom na Escola de Indiana, quais sejam: a preocupação em apontar as características naturais dos recursos como um fator determinante para a elaboração de arranjos institucionais; a proposta de policentrismo; e a construção de um modelo de racionalidade. Embora esses três pontos não sejam as únicas influências de Vincent na Escola de Indiana, eles se configuram como os mais importantes e que ajudaram a tornar o IAD Framework principal referência no campo da governança de recursos comuns.
Título: TD 01.2015 - Desenvolvimento e Políticas de Proteção à Saúde na América Latina: Reflexões sobre a Proposta Cepalina de Universalismo Básico para o Setor de Saúde
Autor: Lucia de Fátima Nascimento de Queiroz e Luiz Guilherme de Oliveira
Data: 01/02/2015
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Resumo:
Neste ensaio são debatidos aspectos relacionados às repercussões, sobre o setor saúde, da proposição cepalina de transformação produtiva com equidade. O foco do trabalho incide sobre a recomendação feita pela CEPAL para implantação de sistemas de saúde fundamentados no universalismo básico. Com base em revisão de literatura, observou-se que o universalismo básico tende a estratificar a oferta de serviços e das ações de saúde para a população e a assumir rumos voltados à mercantilização dos níveis básicos de prestação de ações e serviços de saúde. Em consequência, sua adoção inclina-se a destruir as coalizões de apoio ao universalismo total e de caráter abrangente e a sufocar a luta por sistemas de saúde organizados a partir de concepções de cidadania plena e vinculados à lógica da igualdade e da justiça social
Título: TD 06.2014 - Racionalidade e Processo Decisório em Políticas Públicas: um ensaio sobre modelos de tomada de decisão sob diversas perspectivas de racionalidade
Autor: Ludmila Ferreira Bandeira; Rosane Maria Pio da Silva; Andrea de Oliveira Gonçalves
Data: 15/12/2014
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Resumo:
O presente ensaio teórico pretende discutir a racionalidade subjacente aos processos decisórios em políticas públicas sob diferentes perspectivas teóricas. O trabalho centrou-se na abordagem de três perspectivas de racionalidade: compreensiva, limitada e substantiva. Esse ensaio encontra-se dividido em cinco sessões. A primeira é introdução, que trata da relevância do processo decisório em Políticas Públicas. A sessão seguinte aborda a teoria da Escolha Racional e os dois paradigmas de racionalidade adotados por essa teoria. Em seguida traremos teorias alternativas que discutem a racionalidade. A quarta sessão analisa as afinidades e divergências das teorias apresentadas. A última sessão traz as considerações finais.
Título: TD 05.2014 - Governança do Esporte no Brasil: Mudança Institucional?
Autor: Leonardo Peixoto Arêas da Silva; Natália Liggeri; Maria Luiza Rangel
Data: 26/11/2014
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Resumo:
As nações e organizações se estruturam sob novos paradigmas de relações sociais, políticas e econômicas quase instantâneas fruto das inovações tecnologias e do processo de globalização. Neste cenário de mercado de trabalho internacionalizado, os países em desenvolvimento enfrentam um duplo desafio: (i) promover a modernização de sua infraestrutura, sobretudo no setor industrial; (ii) orientar suas economias para a inovação tecnológica. Dentre os países emergentes em voga, o Brasil é apontado como aquele que pode até 2020 ocupar o 5º ou o 4º lugar no ranking das maiores economias mundiais. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa documental e de uma revisão bibliográfica. Em seguida pretende-se confrontar esses dados e informações com os resultados encontrados por Bueno (2008) e, assim, estabelecer se há indícios ou não de que as políticas nacionais de esporte orientadas pelo Ministério do Esporte seguem: (a) em direção que privilegie apenas o Esporte de Alto Rendimento como afirma Bueno (2008); (b) em direção oposta a apontada por Bueno, fazendo com que o esporte de participação ou educacional sejam mais favorecidos; ou (c) ainda uma terceira hipótese que segue na direção de que estes dois subsistemas interagem e se complementam havendo um equilíbrio entre os esforços ministeriais.
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